Pular para o conteúdo
← Voltar para notícias

IBDFAM assina convênio para cooperação técnica com o ICFML

Em prol do desenvolvimento da mediação e da transferência de conhecimento, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM assinou um convênio de cooperação técnica com o Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. A iniciativa consagra a mediação interdisciplinar em matéria de Direito das Famílias e das Sucessões. “Considerando o […]

Exclusivo para associados.


Em prol do desenvolvimento da mediação e da transferência de conhecimento, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM assinou um convênio de cooperação técnica com o Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. A iniciativa consagra a mediação interdisciplinar em matéria de Direito das Famílias e das Sucessões.

“Considerando o cenário jurídico e o crescimento exponencial dos conflitos, a busca pelo Judiciário se torna insana e, ao final, representa um resultado injusto para ambas as partes que buscam ali uma solução mágica”, avalia a advogada Ana Gerbase, presidente da Comissão de Mediação do IBDFAM.

A advogada explica que a mediação deve ser feita de forma profissional e responsável, por meio de profissionais capacitados e certificados, com critérios mínimos de conhecimentos, habilidades e experiências exigidos. A atuação conjunta entre os institutos, segundo ela, irá contribuir com o desenvolvimento e disseminação  permanente da mediação, “para que ela faça parte integrante da sociedade, como principal via na resolução de conflitos”.

“Sabemos que, nos conflitos familiares, muitas vezes a decisão de um terceiro não vai atender às necessidades das partes – razão pela qual sempre retornam ao Judiciário com novas e velhas demandas. A mediação de conflitos não apresenta soluções prontas para as partes, mas contribui para que elas encontrem os melhores caminhos para seus conflitos, por meio do restabelecimento da comunicação”, reconhece a especialista.

Ana Gerbase entende que a iniciativa é de grande importância para a transferência de conhecimento e o intercâmbio de saberes. Como parte desta atuação, o convênio permitirá a possibilidade de descontos especiais para os associados em cursos e eventos de ambos os institutos.

Mediação de conflitos

Certificado pelo International Mediation Institute –  IMI, o ICFML é formado por acadêmicos, advogados e mediadores que acreditam no desenvolvimento da mediação de conflitos por profissionais certificados. O ICFML também é uma Entidade Certificadora pelo Ministério da Justiça de Portugal, possibilitando aos capacitados/certificados atuarem com o Ministério da Justiça  para o exercício da atividade de mediador de conflitos com os tribunais judiciais portugueses.

 

Em breve. Depende do e-mail oficial do IBDFAM.