Notícias
IBDFAM promove seminário “LGBTI: O que festejar?” nesta segunda-feira (29)
O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM realiza nesta segunda-feira (29), a partir das 18h, o seminário “LGBTI: O que festejar?”, com a participação de especialistas da diretoria nacional e convidados. O evento marca as celebrações do Mês do Orgulho LGBTI+, atentando à luta por direitos, ainda não superada por essa população.
A programação conta com palestra da advogada Maria Berenice Dias, vice-presidente do IBDFAM e presidente da Comissão Nacional de Direito Homoafetivo e Gênero do Instituto. Em entrevista recente, ela ressaltou a necessidade de implementação do Estatuto da Diversidade Sexual, previsto no Projeto de Lei do Senado – PLS 134/2018.
Segundo a especialista, a aprovação do projeto é essencial porque assegura direitos essenciais a essa parcela da sociedade, além de ter um efeito pedagógico importante. “Acredito que esta deva ser a grande batalha que nós temos que enfrentar: buscar a conscientização dos parlamentares e do seu compromisso constitucional de editar leis que atendam aos segmentos mais vulneráveis”, opinou. Leia a entrevista na íntegra.
O seminário “LGBTI: O que festejar?” conta ainda com a advogada Priscila Morégola, vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM. Ela apresenta o tema “População LGBTI e sua inserção no mercado de trabalho: avanços e desafios”. Presidente da Comissão de Direito Homoafetivo do IBDFAM-RJ, a advogada Patrícia Corrêa Sanches aborda “Transgênero – Alteração do nome e sexo registral – Provimento CNJ n.º 73”.
Especialista em Direitos LGBTI, o advogado e professor Paulo Roberto Iotti Vecchiatti também marca presença. Presidente da Associação Brasileira Intersexo - ABRAI, Thaís Emília de Campos dos Santos destaca “Certidão de nascimento de bebê intersexo com o nome e sem o sexo: as maternidades continuam ignorando o ignorado”.
Para participar, basta acessar a reunião do evento na plataforma Zoom. Não é necessário se inscrever.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br