IBDFAM : Instituto Brasileiro de Direito de Família

Publicações

Sugestão de Leitura

Ensaios sobre o Inventário Sucessório

Autor: Rodrigo Mazzei

Tema: Inventário

Editora: JusPodivm

Ano: 2023

Edição:

Site: Clique aqui

Sinopse:

“(...) Pude acompanhar, ainda que de longe, seu ingresso como Professor Doutor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sendo aprovado em 1º lugar em concurso público para a cadeira de Direito Civil no ano de 2013. Assumiu duas disciplinas na graduação em que pôde desenvolver de forma aplicada as suas pesquisas, tornando-se professor das cadeiras de Direito das Sucessões e de Direitos Reais daquela instituição. Na pós-graduação stricto sensu da UFES, Mazzei ministra aulas que possuem como temática a relação entre o Direito Material e o Direito Processual, assunto a respeito do qual ele tem mesmo ótimo domínio diante da sua formação facetada.

Sua produção acadêmica é quantitativa e qualitativa, publicando não só livros monográficos como também artigos científicos em revistas especializadas. Natural, pelas disciplinas a que está atrelado na UFES, que seus estudos se aprofundassem no Direito das Sucessões, com especial olhar para o procedimento do inventário sucessório, valendo-se do seu interesse de conjugar Direito Material e Direito Processual.

O livro que apresento é justamente uma fotografia da produção acadêmica de Mazzei na linha acima. Foram reunidos em obra única boa parte dos textos que o autor escreveu sobre Inventário Sucessório, permitindo que o leitor identifique as premissas nas quais estão baseadas as suas pesquisas sobre o tema. (...)”


GISELDA MARIA FERNANDES NOVAES HIRONAKA
__________

“(...) tratar de procedimentos especiais de forma completa e profunda é tarefa para poucos estudiosos especialmente capacitados, pertencentes a uma das mais antigas linhagens de pesquisadores desse ramo do Direito: os processualistas-civilistas ou civilistas-processualistas. Refiro-me àqueles (hoje raros) autores que trafegam com igual desenvoltura nos campos do direito processual civil e do direito material civil, tais como Humberto Theodoro Júnior e Clóvis do Couto Silva, para ficar com dois exemplos eloquentes e inequívocos.

Pois se há alguém hoje na doutrina brasileira que vem há tempos honrando essa belíssima tradição, é certamente o amigo RODRIGO MAZZEI.

(...) Especialmente em matéria de inventário sucessório – não é exagero ou favor algum dizer – RODRIGO MAZZEI pode hoje ser considerado como a maior autoridade nacional.”


HEITOR VITOR MENDONÇA SICA
__________

Fonte: Editora JusPodivm





Utilizamos cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade. Ao aceitar a nossa Política de Privacidade ou permanecer navegando em nosso portal, você concorda com essa utilização.