IBDFAM : Instituto Brasileiro de Direito de Família

Publicações

Sugestão de Leitura

Direito das Famílias

Autor: Rodrigo da Cunha Pereira

Tema: Direito de Família

Editora: Forense

Ano: 2020

Edição:

Site: Clique aqui

Sinopse:

O Direito das Famílias é um livro dirigido a todos os interessados nesta área, estudantes e profissionais. Em linguagem simples, sem perder em profundidade, reúne toda a matéria e o conteúdo necessário do Direito de Família. E vai além, estabelece conexões com outros ramos do Direito, buscando na interdisciplinaridade o aprofundamento dos temas. A Psicanálise, em especial, faz ampliar a compreensão das relações jurídicas, a partir da consideração da subjetividade que permeia e perpassa a objetividade dos atos e fatos jurídicos. Com base na compreensão de que o sujeito de direitos é um sujeito de desejos, torna-se mais fácil entender os fenômenos jurídicos e as intrincadas e complexas relações familiares, que são determinadas também pelo sujeito do inconsciente.

Do conteúdo tradicional ao que há de mais contemporâneo, esta obra associa a teoria à prática, ajudando a entender melhor os velhos e novos institutos jurídicos. Ao final de cada capítulo, oferece resumos que facilitam a leitura e a compreensão de toda a matéria aqui tratada.

Se novas estruturas parentais e conjugais estão em curso, é preciso entender e inseri-las, com as estruturas tradicionais, na organização jurídica das famílias, cujo princípio da afetividade, ao lado de outros princípios constitucionais, tornou-se vetor e catalisador de todo o Direito de Família.                 

Como ressalta o Ministro Luiz Edson Fachin no prefácio deste livro, “A obra, expressão fiel do seu autor, autentica a vivência do Direito das Famílias pelo Professor Rodrigo da Cunha Pereira, testemunhando-se nela o que de melhor se produziu sobre o tema nas últimas décadas. Ciente e consciente de que a teoria, sem resultados práticos, é vã, o Professor e dileto amigo Rodrigo da Cunha Pereira apresenta-nos um trabalho de envergadura e profundidade inéditas, especialmente sob o prisma da compreensão psicanalítica das tramas e dos dramas com os quais os estudiosos e profissionais do Direito das Famílias se deparam em seus afazeres cotidianos”.





Utilizamos cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade. Ao aceitar a nossa Política de Privacidade ou permanecer navegando em nosso portal, você concorda com essa utilização.