Direito das Famílias e Sucessões - Turma no Rio de Janeiro - Início 02 e 03 de Fevereiro de 2024

Carga horária: 360 horas/Aula

OBJETIVO DO CURSO

Proporcionar o estudo e a pesquisa dos mais diversos conceitos e institutos do Direito das Famílias e Sucessões em seus aspectos controvertidos, filosóficos, jurídicos e práticos, de forma profunda e atualizada, incluindo os novos institutos, as mudanças mais recentes na legislação; qualificar para o exercício da advocacia especializada; atualizar profissionais que lidam com as matérias direta ou indiretamente; incentivar a pesquisa.

JUSTIFICATIVA

As legislações passaram por profunda transformação, modernizando institutos antigos e trazendo novidades. Diante disso há uma forte necessidade de um estudo aprofundado das alterações e críticas dos retrocessos. Serão abordados os principais temas do Direito das Famílias e Sucessões, a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas, de forma a proporcionar ao aluno um conhecimento atual e profundo de toda a legislação, teoria e prática das respectivas áreas.

PÚBLICO ALVO

Profissionais com curso superior completo, Advogados, Magistrados, Defensores Públicos, Membros do Ministério Público, Procuradores, Docentes e demais interessados em Direito das Famílias e Sucessões.

CORPO DOCENTE

Alexandre Freitas

Doutor em Direito Processual pela PUC Minas; Professor Adjunto da Escola de Direito da FGV-RJ; Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual; Desembargador (TJRJ).

Ana Carla Harmatiuk

Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Paraná; Mestra em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía; Tutora in Diritto na Universidade di Pisa-Italia; Professora na Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná; Vice-Presidente do IBDCivil; Diretora Regional Sul do IBDFAM; Advogada militante em Curitiba; Conselheira Estadual da OAB-PR.

Ana Luiza Nevares

Doutora e Mestra em Direito Civil pela UERJ; Professora de Direito Civil na PUC-Rio e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação lato sensu de Direito das Famílias e das Sucessões da PUC-Rio; Membro do IBDFAM, do IBDCivil e do IAB; Advogada.

Antônio Pereira Gaio Júnior

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra-POR; Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-POR; Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho; Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho; Pós-Graduado em Direito Processual pela Universidade Gama Filho – Prisma; Visiting Professor no Ius Gentium Conimbrigae/Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-POR; Professor Associado de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ; Coordenador da Pós-Graduação em Direito Processual Contemporâneo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ; Advogado; Parecerista e Consultor Jurídico.

Conrado Paulino da Rosa

Advogado; Pós-Doutor em Direito – UFSC; Doutor em Serviço Social – PUCRS; Mestre em Direito pela UNISC, com a defesa realizada perante a Università Degli Studi di Napoli Federico II, na Itália; Professor na Graduação e Mestrado em Direito na Faculdade do Ministério Público – FMP, em Porto Alegre; Autor de obras sobre Direito de Família e Sucessões.

Cristiana Mendes

Presidente da Comissão Nacional de Defensores Públicos do IBDFAM; Presidente do Núcleo IBDFAM Duque de Caxias – Rio de Janeiro; Mestra em Direito pela UGF; Doutoranda na UNLZ, Argentina; Professora Universitária e de Pós-Graduação; Articulista e palestrante; Defensora Pública no Estado do Rio de Janeiro.

Daniela de Carvalho Mucilo

Advogada especialista em Direito das Famílias e das Sucessões; Mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito Civil pela Università degli Studi di de Camerino; Professora em cursos de Pós-Graduação e Coordenadora Acadêmica na Pós-Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões na Faculdade Damásio; Secretária da Comissão especial de Direito das Famílias e das Sucessões da OAB/SP; Diretora do IBDFAM/SP.

Dimas Messias De Carvalho

Mestre em Direito Constitucional pela FDSM; Promotor de Justiça aposentado no Estado de Minas Gerais; Advogado e consultor jurídico especializado em Direito de Família e Sucessões; Professor de Direito de Família, Direito das Sucessões Palestrante de Direito de Família e Direito das Sucessões; Autor de diversas obras jurídicas.

Fabiana Domingues Cardoso

Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, sub-área Direito Civil. Advogada na área de Direito de Família e Sucessões, Civil e Arbitragem. Diretora do IBDFAM-SP, Instituto Brasileiro de Direito de Família, Regional São Paulo. Membro da Comissão de estudos de Direito de Família e Sucessões do IASP-Instituto de Advogados de São Paulo. Autora de artigos e obras na área de Família e Sucessões. Palestrante em cursos jurídicos.

Flávia Alessandra Naves

Mestre em Direito das Relações Sociais - Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente professora da Universidade Guarulhos. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nas temáticas de Direito de Família, Direito das Sucessões, Reprodução Humana Assistida, Dignidade da Pessoa Humana, Direito de Propriedade frente à Constituição e Direito Contratual. Advogada atuante, parecerista e consultora jurídica. Professa em cursos de graduação e pós-graduação.

Giselda Hironaka

Professora Titular de Direito Civil na Faculdade de Direito da USP; Patronesse do Curso on-line de Direito de Família e Sucessões da EBRADI; Coordenadora Titular dos Cursos de Especialização, área de Direito Civil, da EPD; Ex-Procuradora Federal; Palestrante; Advogada; Consultora; Parecerista e Árbitra.

Giselle Groeninga

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2007), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2011), especialização em Psicánálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP. é Diretora Nacional de Relações Interdisciplinares do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM e Membro do Conselho Executivo da International Society of Family Law - ISFL. Exerce a Psicanálise em consultório particular, além de lecionar e atuar como Mediadora Interdisciplinar e prestar consultoria em Psicologia Jurídica.

João Aguirre

Advogado. Pós-Doutor em Direito Civil pela USP. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Presidente da Comissão de Estudos Jurídicos do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Diretor nacional do IBDFAM. Foi Presidente da Comissão de Direito de Família e das Sucessões da OAB/SP.Advogado; Pós-Doutor em Direito Civil pela USP; Professor na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Presidente da Comissão de Estudos Jurídicos do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM; Diretor nacional do IBDFAM; Ex-Presidente da Comissão de Direito de Família e das Sucessões da OAB/SP.

José Roberto Moreira Filho

Possui Mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Especialista em Bioética, Direito e Aplicações pelo Instituto de Educação Continuada da Puc Minas (2002). Bacharel em Direito pela Puc Minas (1996). Diretor tesoureiro do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Presidente do IBDFAM em Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Biodireito da Puc Minas unidade Contagem/MG. Professor Universitário e advogado militante.

Libera Copetti

Presidente do IBDFAM/MS (2018/2019 – 2020/2022); Mestra em Responsabilidade Civil pela Universitat de Girona (UDG) – Espanha (2018); Especialista em Direito das Famílias (2015); Professora; Advogada.

Luciana Faísca Nahas

Doutora em Direito pela PUC-SP; Advogada; Presidente do IBDFAM, seção Santa Catarina; Professora em Graduação e Pós-Graduação; Membro da International Society of Family Law.

Marcelo Truzzi Otero

Doutor e Mestre em Direito; Presidente da Comissão dos Advogados de Direito de Família do IBDFAM; Advogado; Professor e Autor.

Maria Berenice Dias

Advogada; Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; Pós-Graduada e Mestra em Processo Civil; Vice-Presidente Nacional do IBDFAM; Presidente da Comissão Nacional de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM.

Mariah Goreth Macedo Valadares

É mestre e doutora em Direito Privado pela PUC Minas. Leciona na PUC Minas e no IBMEC. Autora do livro Multiparentalidade e as novas relações parentais e de artigos em sua área de atuação. Vice-presidente da Comissão de Direito das Sucessões da OAB/MG. Vice-presidente da Diretoria do IBDFAM/MG.

Mário Luiz Delgado

Doutor em Direito Civil (USP); Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC-SP); Membro da Academia Brasileira de Direito Civil; Presidente da Comissão de Assuntos Legislativos do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM; Professor e Parecerista.

Pablo Stolze

Juiz de Direito; Especialista em Direito Civil; Mestre em Direito Civil pela PUC-SP; Membro da Academia Brasileira de Direito Civil.

Ricardo Calderón

Advogado, Professor;Doutorando e Mestre em Direito pela UFPR; Diretor Nacional do IBDFAM; Coordenador da pós-graduação em Direito de Família da ABDCONST; Membro da Comissão de Direito de Família da OAB/PR; Sócio do escritório Calderón Advogados. Advogado; Professor; Doutorando e Mestre em Direito pela UFPR; Diretor Nacional do IBDFAM; Coordenador da Pós-Graduação em Direito de Família da ABDCONST; Membro da Comissão de Direito de Família da OAB/PR; Sócio do escritório Calderón Advogados.

Rodrigo da Cunha Pereira

Advogado especializado em Direito de Família e Sucessões, com ênfase interdisciplinar em Psicanálise; Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais; Presidente Nacional do IBDFAM.

Rodrigo Toscano de Brito

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professor de Direito Civil na UFPB e no UNESP nos cursos de Graduação e Pós-Graduação; Advogado; Membro da diretoria nacional do IBDFAM e Conselheiro Federal suplente da OAB Nacional (2019-2022).

Rolf Madaleno

Advogado e Professor de Direito de Família e Sucessões na Pós-Graduação da PUC/RS; Diretor Nacional e Sócio Fundador do IBDFAM; Mestre em Processo Civil pela PUC/RS; Membro da AIJUDEFA.

Silvia Felipe Marzagão

Advogada especializada em Direito de Família e Sucessões; Mestranda em Direito Civil pela PUC-SP.

Thais Câmara

Mestre em Direito Privado pela PUC-Minas (2012). Conselheira Estadual da OAB/MG. Triênio 2019-2021. Presidente da Comissão de Família e Sucessões da região Sudeste da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - ABMCJ. (Gestão 2020-2023). Presidente da Comissão de Direito Sucessório da OAB/MG. Triênio 2019-2021. Secretária Adjunta da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões do Conselho Federal da OAB. Triênio 2019-2021. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando nas áreas de Direito de Família e Sucessões. Autora de artigos jurídicos e do Livro Autocuratela. Ed. Lumen Juris.

Viviane Girardi

Advogada especialista em Direito das Famílias e das Sucessões; Doutora em Direito Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Camerino, Itália (UNICAM); Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

Conteúdo Programático

INVESTIMENTO

Valores e opções de pagamento

NÃO ASSOCIADO

ONLINE

21 PARCELAS DE R$599,00 (até o dia do vencimento)
18 PARCELAS DE R$649,00 (até o dia do vencimento)
12 PARCELAS DE R$959,00 (até o dia do vencimento)
6 PARCELAS DE R$1.900,00 (até o dia do vencimento)
À VISTA R$9.900,00


PRESENCIAL/ZOOM

21 PARCELAS DE R$ 759,00 (até o dia do vencimento)
18 PARCELAS DE R$ 850,00 (até o dia do vencimento)
12 PARCELAS DE R$ 1.190,00 (até o dia do vencimento)
6 PARCELAS DE R$ 2.300,00 (até o dia do vencimento)
À VISTA R$ 13.500,00

ASSOCIADO IBDFAM (25% DESCONTO)

ONLINE

21 PARCELAS DE R$ 449,00 (até o dia do vencimento)
18 PARCELAS DE R$ 500,00 (até o dia do vencimento)
12 PARCELAS DE R$ 699,00 (até o dia do vencimento)
6 PARCELAS DE R$ 1.370,00 (até o dia do vencimento)
À VISTA R$ 7.990,00


PRESENCIAL/ZOOM

21 PARCELAS DE R$679,00 (até o dia do vencimento)
18 PARCELAS DE R$770,00 (até o dia do vencimento)
12 PARCELAS DE R$1.100,00 (até o dia do vencimento)
6 PARCELAS DE R$2.120,00 (até o dia do vencimento)
À VISTA R$11.500,00