Notícias
Dica IBDFAM – Especial Dia dos Pais: novo livro de Alejandro Zambra, “Literatura Infantil”, fala sobre a experiência da paternidade
“Literatura Infantil”, o novo livro do escritor chileno Alejandro Zambra, não poderia ser mais apropriado para o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (11). O livro é descrito como uma espécie de manual para pais de primeira viagem.
Ao longo de uma série de contos e textos autobiográficos, Zambra parte do nascimento de seu filho, Silvestre, para refletir sobre a experiência da paternidade.
Com uma narrativa não convencional, ele descreve todo o primeiro ano de vida de Silvestre; relata a paixão de um pai pela pesca; conta a história de um filho que ganha do pai uma viagem para Nova Iorque com a condição de que corte o cabelo; e fala sobre ausência paterna. Tudo isso sem deixar de lado o futebol.
"O nascimento de um filho anuncia um futuro vasto do qual não faremos parte totalmente. Julio Ramón Ribeyro resumiu muito bem: “O dente que nasce nele é o dente que perdemos; o centímetro que ele cresce, é o que diminuímos; o brilho que ele adquire, é o que em nós se extingue; o que ele aprende, é o que esquecemos; e o ano que ele soma, é o que nos é subtraído”, diz um trecho do livro.
As relações entre pais e filhos são recorrentes na obra de Alejandro Zambra. O escritor e poeta nascido em Santiago, no Chile, aborda a temática sob diferentes pontos de vista como nos livros "Bonsai" (2006), "A Vida Privada das Árvores" (2007) e "Poeta Chileno" (2020).
Ele também é autor do romance "Formas de Voltar para Casa" (2011) e "Múltipla Escolha" (2017), além do livro de contos “Meus Documentos” (2013), dos livros de poesia “Baía Inútil” (1988) e “Mudanza” (2003), e dos livros de ensaios “No Leer” (2010) e “Tema Libre” (2019).
Em 2022, o desembargador Lourival Serejo, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Maranhão – IBDFAM-MA, escreveu sobre “Poeta Chileno” em texto publicado na seção de artigos do portal do Instituto.
“‘Poeta Chileno’ é um desses livros que confirma o poder da literatura como o ponto mais alto da cultura humana, principalmente quando se externa pelo talento de um autor conectado com as intertextualidades contemporâneas”, escreveu o magistrado.
Confira a o texto completo: "A figura do padrasto no romance “Poeta Chileno”, de Alejandro Zambra.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br