IBDFAM: III Encontro Catarinense de Direito de Família

Eventos/Lives

III Encontro Catarinense de Direito de Família
De: 12/09/2014 Até: 12/09/2014

Local: Florianópolis (SC)

Informações: ibdfamsc@gmail.com

Sobre:

III Encontro Catarinense de Direito de Família será realizado em Florianópolis (SC), nos dias 10,11 e 12 de setembro de 2014, no Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. O endereço é Rua dos Bambus, 116, Bairro Itacorubi.

 

 

DIA 10 DE SETEMBRO DE 2014 (QUARTA-FEIRA):

 

18:30h – Credenciamento

19:30h  – Solenidade de abertura

20:00h – Conferência de abertura com a Dra. Andréa Pachá, com o tema, "Pluralidade e Felicidade " (carioca, juíza de Família no Rio de Janeiro, desde 1998. Foi membro do Conselho Nacional de Justiça, onde presidiu a Comissão de Acesso à Justiça e coordenou a criação e a implantação do Cadastro Nacional de Adoção e das Varas de Violência Doméstica contra a Mulher. Foi ainda vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e coautora da Cartilha da Nova Lei de Adoção e Pela Simplificação da linguagem jurídica. Antes de entrar na magistratura, em 1994, atuou como produtora teatral, trabalhando com nomes como Alcione Araújo, Amir Haddad, Aderbal Freire Filho e Rubens Correa).

Debatedor: Dr. Cláudio Figueiredo

Coordenador: Dr. Jorge Rosa Filho

21:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

21:20h – Lançamento do Livro: "A Vida Não é Justa"

 

DIA 11 DE SETEMBRO DE 2014 (QUINTA-FEIRA):

 

9:00h – Palestra com o Dr. Gladston Mamede, com o tema, "Divórcio, Dissolução e Fraude na Partilha dos Bens" (mineiro, Bacharel (1988) e doutor (1994) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor dos cursos de graduação e mestrado da Universidade Fumec. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Autor da coleção Direito Empresarial Brasileiro e outros livros).

Debatedora: Dra. Rosana Broglio Garbin

Coordenadora: Dra. Anita Gomes Vieira

10:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

10:20h – Lançamento do Livro: "Quarta Edição do livro: "Divórcio, Dissolução e Fraude na Partilha de Bens"

10:20h – Coffe Break

 

10:40h – Palestra com a Dr. Dimas Messias de Carvalho, com o tema "Sucessão Legítima - Ordem de Vocação Hereditária e Legítima” (mineiro, Mestre em Direito Constitucional pela FDSM; Promotor de Justiça aposentado no Estado de Minas Gerais;  Professor de Direito de Família e Sucessões na UNIFENAS e no UNILAVRAS; Professor convidado em cursos de pós-graduação no IPOG (Goiânia/GO), CESUSC (Florianópolis/SC), FADERGS (Porto Alegre/RS), FDSM (Pouso Alegre/MG), Univ. Itaúna (Belo Horizonte/MG) e Faculdade Arnaldo (Belo Horizonte/MG); Pós-graduado em Direito Público, em Direito Processual, em Ciências Jurídicas e em Direito de Família e Sucessões; Advogado Especialista em direito de Família e Sucessões; Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Debatedor: Dr. Delma Silveira Ibias

Coordenadora: Dra. Caroline Hilário

11:40h – Término da Palestra e início de debates

12:00h – Lançamento do Livro “O Direito das Famílias”

12:00h – Pausa para almoço

 

14:00h – Palestra com o Dr. Alexandre Morais da Rosa, com o tema,  "Quando se Fala de Violência Doméstica, de Que Violência se Fala? " (catarinense, Doutor em Direito (UFPR); Professor da UFSC e UNIVALI; Juiz de Direito (TJSC). 

Debatedor: Dra. Silvana Schmidt Vieira

Coordenadora: Dra. Tamara Agnes

15:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

 

15:20h – Palestra com o Dr. Cristiano Chaves, com o tema "RELAÇÕES FAMILIARES E A AUTONOMIA DA VONTADE" (baiano, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. Mestre em Ciências da Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - UCSal. Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do Curso JusPODIVM - Centro Preparatório para a carreira jurídica. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM).

Debatedor: Dra. Luciana

Coordenadora: Dra. Joana Ribeiro

16:20h - Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

16:40h – Coffe Break

 

17:00h – Palestra com o Dr. Rolf Madaleno, com o tema, "Aspectos econômicos do divórcio" (gaúcho, Advogado com exclusividade na área de Direito de Família e Sucessões, Professor de Graduação e Pós graduação em diversas universidades do País, 1º Secretário do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Conselheiro Federal pela OAB/RS (gestão 2012/2012), autor de diversos artigos e obras jurídicas).

Debatedor: Dr. Djoni Luiz Gilgen Benedete

Coordenadora: Dra. Rosane Maçaneiro

18:00h – Término da Palestra e início de debates

 

18:30h – Palestra com o Dr. Rodrigo Rodenbusch, com o tema “O DNA como ferramenta jurídica em investigações de maternidade/paternidade.” (Doutor em Biologia Celular e Molecular, Mestre em Medicina: Ciências Médicas, Graduado em Ciências Biológicas, Professor na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA)

Debatedor: Dr. Juliano Gonçalves da Silva

Coordenador: Dr. Marcionei Mendes

19:00h – Término da Palestra e início de debates

19:20h – Encerramento

 

DIA 12 DE SETEMBRO DE 2014 (SEXTA-FEIRA):

 

09:00h – Palestra com a Dra. Sandra Maria Baccara Araújo, com o tema, "AS FALSAS ACUSAÇÕES DE ABUSO SEXUAL COMO SINTOMA DA ALIENAÇÃO PARENTAL" (mineira - brasiliense por afeto, Psicóloga clinica e jurídica; Doutora em Psicologia; Membro da diretoria do IBDFAM/DF; Professora Emérita junto a Escola de Magistratura Federal da 1a. Região; Especialista em psicoterapia conjugal e familiar e em psicologia clinica pelo CRP-01; Estudiosa dos fenômenos da Alienação Parenta).  

Debatedor: Dra. Vânia Petermann

Coordenadora: Dra. Tatiana Haas

10:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

10:20h – Coffe Break

10:20h – Lançamento do Livro: "Alienação Parental "

10:40h – Discurso Enrico Cattoni Poffo

 

10:40h – Palestra com o Dra. Vanessa Aufiero da Rocha, com o tema, “OFICINA DE PAIS E FILHOS” (paulista, Juíza de Direito Titular da 2ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Vicente; Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Vicente; Colaboradora da Coordenadoria da Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de São Paulo; Colaboradora do Conselho Nacional de Justiça no Projeto Oficina de Pais e Filhos; Instrutora em Políticas Públicas em Conciliação e Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça; Treinada em Mediação pelo New York Center for Interpersonal Development/NYCID – Staten Island – NY – USA; Pós-Graduanda em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos – PUC-SP).

Debatedor: Dr. Maurício Bento

Coordenadora: Dra. Gilmara Dunzer

11:40h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

12:00h Pausa para almoço

 

14:00h – Palestra com o Dr. Gerardo Carnevale Ney da Silva, com o tema "GUARDA COMPARTILHADA E TODOS OS CONFLITOS DECORRENTES DA GUARDA DE FILHOS" (carioca, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ,  em Novembro de 1979. Advogado concursado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, em  1981, Defensor Público concursado da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em 1982, Ingresso, mediante concurso, como Juiz de Direito,  no quadro da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em junho de 1993, Atualmente Titular da Segunda Vara de Família da Capital/RJ, desde julho de 2001, Atual Vice-Presidente do IBDFAM/RJ, Membro  da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional – CEJAI/RJ e Membro da Comissão Judiciária de Articulação das Varas de Família, Infância Juventude e Idoso do TJRJ- CEFIJ/RJ).            

Debatedor: Dr. Renato Cunha

Coordenadora: Dra. Eunice Schlieck

15:00h – Término da Palestra e início de debates (20 min)

15:20h – Palestra com o Dra. Maria Berenice Dias, com o tema, “Aspectos processuais da Lei da Alienação Parental.” (gaúcha, Advogada nas áreas de Famílias, Sucessões e Direito Homoafetivo, Vice presidente Nacional do IBDFAM).

Debatedor: Dra. Patrícia Russi de Lucca

Coordenadora: Dra. Ana Cristina Borba Alves

16:20h - Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

16:40h – Coffee Break

 

17:00h – Palestra com o Dr. Otávio Luiz Rodrigues Júnior, com o tema, tema “Alimentos compensatórios: perspectivas no Direito Comparado", (paulista, Professor Doutor de Direito Civil da Faculdade de Direito (Largo São Francisco) da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito Civil (USP). Pós-doutor em Direito Constitucional na Universidade de Lisboa e em Direito Privado Comparado, na condição de bolsista, no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht (Hamburgo, Alemanha). Advogado da União, foi Advogado-Geral da União Adjunto e Consultor da União).

Debatedor: Dra. Daisy Ehrhardt

Coordenadora: Dra. Sara Padilha

18:00h - Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

 

 18:30h – Conferência de encerramento com o Ministro do STJ, Dr. Marco Aurélio Buzzi, com o tema, "Alimentos Transitórios" (catarinense, Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí, Professor de Processo Civil da UniCEUB, Professor de Processo Civil da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Mestre em Ciência Jurídica, Especialista em Gestão e Controle do Setor Público pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Florianópolis), em Direito do Consumo pela Universidade de Coimbra (Portugal), e em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Florianópolis) e Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina - UNOESC (Chapecó).

Debatedor: Dr. Jorge Luiz da Costa Beber (gaúcho, Juiz De Direito de Segundo Grau - TJ).

Coordenadora: Dra. Mara Rúbia Cattoni Poffo

19:30h – ENCERRAMENTO COM COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

 

 

 

 

Outros Eventos/Lives
28/03
A Aplicação do Protocolo de Gênero nas Ações de Família

De: 28/03/2024 Até: 28/03/2024

Local: Londrina - PR

Mais Informações

28/03
Webinário: Família em Movimento - A Proteção Integral da Criança

De: 28/03/2024 Até: 28/03/2024

Local: On-line

Mais Informações

06/04
Reunião da Interdisciplinaridade do IBDFAM: Dispositivos de Escuta de Crianças e Adolescentes

De: 06/04/2024 Até: 06/04/2024

Local: On-line

Mais Informações

24/04
V Congresso Baiano e I Encontro Nordestino de Direito das Famílias e Sucessões - IBDFAM-BA

De: 24/04/2024 Até: 26/04/2024

Local: Salvador - BA

Mais Informações

24/04
Reunião das Comissões do IBDFAM-MA

De: 24/04/2024 Até: 24/04/2024

Local: On-line

Mais Informações

24/04
Oficinas de Comunicação Jurídica

De: 24/04/2024 Até: 24/04/2024

Local: On-line

Mais Informações

03/05
XIV Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões

De: 03/05/2024 Até: 04/05/2024

Local: Gramado - RS

Mais Informações

16/05
IV Congresso de Direito das Famílias e Sucessões do Interior do Paraná do IBDFAM

De: 16/05/2024 Até: 17/05/2024

Local: Maringá - PR

Mais Informações

Utilizamos cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade. Ao aceitar a nossa Política de Privacidade ou permanecer navegando em nosso portal, você concorda com essa utilização.