CARGA HORÁRIA:
30 HORAS
DURAÇÃO:
10 AULAS COM 3 HORAS DE DURAÇÃO
10/04/2021 A 26/06/2021
AULAS AO VIVO - SÁBADOS, DAS 9H ÀS 12H
NÃO TEREMOS AULAS DE REPOSIÇÃO - SOMENTE AO VIVO - VERIFIQUE SUA DISPONIBILIDADE
OBJETIVO
Expor e discutir conceitos psicanalíticos fundamentais, selecionados de modo a instrumentalizar os profissionais do Direito em noções básicas de Psicanálise para uma compreensão mais abrangente e profunda da subjetividade, das dinâmicas e conflitos familiares, dos Processos Judiciais e de encaminhamentos possíveis.
METODOLOGIA E CONTEÚDO
Aulas com psicanalistas e juristas, divididas em 10 temas, expondo e discutindo as linhas mestras do pensamento psicanalítico e das diferentes escolas, incluindo textos fundamentais, valorizando a influência dos fatores subjetivos no cotidiano da prática jurídica. Em todas as aulas serão abordadas as aplicações da Psicanálise ao Direito das Famílias.
CORPO DOCENTE
- Psicólogo - Psicanalista: Analista Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ES);
- Mestrado (Ufes) e Doutorado (Uerj).
- Psicanalista Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória;
- Vice-diretora de Relações Interdisciplinares do IBDFAM.
- Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise/Associação Mundial de Psicanálise;
- Doutora em Sociologia e Política pela UFMG com período de estudos na École des hautes études en sciences sociales (EHESS - Paris/France);
- Coordenadora Técnica do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ/ TJMG);
- Supervisora Clínica da Rede Municipal de Saúde Mental de Belo Horizonte;
- Autora de diversos livros e artigos em psicanálise, direito e questões de sociedade.
- Psicanalista;
- Parecerista;
- Mestre e Doutora Direito Civil - USP;
- Diretora Nacional do IBDFAM;
- Membro Conselho Executivo Internacional Society of Family Law
- Psicóloga, Psicanalista;
- Membro da Escola de Psicanálise Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil (EPFCL);
- Pós-graduada em Psicanálise pela Universidade Estácio de Sá (UNESA);
- Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Riode Janeiro (UERJ);
- Pós-graduada em Mediação de Conflitos com ênfase em família (UCAM);
- Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM);
- Diretora de Relações Interdisciplinares do IBDFAM – Núcleo Niterói;
- Autora de diversos livros e artigos, palestrante.
- Psicólogo, Mestre, Doutor e Pós Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP);
- Ex-Clinical Associate na Clínica de Tavistock (Londres - Reino Unido);
- Portador do Título de Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica pelo CRP-06;
- Ex-Psicólogo Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo;
- Psicanalista, consultor e supervisor em atendimento de adultos e de casal;
- Autor de livros e artigos sobre atuação na interface entre Psicologia e Direito;
- Professor em cursos de Psicologia Jurídica.
- Advogado especializado em Direito de Família e Sucessões, com ênfase interdisciplinar em Psicanálise;
- Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná;
- Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais;
- Presidente Nacional do IBDFAM.
PROGRAMA
- 1. INTERDISCIPLINARIDADE
-
2. POR QUE A PSICANÁLISE?
- a) Diferenças entre psicologia, psiquiatria e psicanálise
- b) Mudança nas categorizações binárias: são, doente, normal, anormal, vítima, algoz
- 3. COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI? HISTORIOGRAFIA DA RELAÇÃO ENTRE O DIREITO E A PSICANÁLISE
-
4. ALICERCES CONCEITUAIS DA PSICANÁLISE
- a) Inconsciente
- b) Transferência
- c) Pulsão e Compulsão à Repetição
- POR QUE O DIREITO DE FAMÍLIA PRECISA DA PSICANÁLISE?
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4. ALICERCES CONCEITUAIS DA PSICANÁLISE
- d) Desamparo e Vulnerabilidade
- e) Sexualidade
- f) Instâncias da Personalidade
- g) Conflito e funcionamento mental
- h) Culpa e responsabilidade
- E O DIREITO DAS FAMÍLIAS COM ISSO?
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5. CONCEITO DE FAMÍLIA
- a) Psicopatologia da vida cotidiana - Há normalidade?
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b) Complexo de Édipo revisitado
- Configurações familiares
- c) Funções: conceito e naturezas (materna, paterna, parental, filial, avuncular, familiar)
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5. CONCEITO DE FAMÍLIA
-
a) Ciclos Vitais
- Mudanças no ciclo vital e as crises – luto e melancolia
- Especificidades das fases da vida: infância, adolescência, juventude, maturidade, velhice
- b) Famílias disfuncionais
- c) Teoria Geral dos Sistemas à Luz da Psicanálise
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a) Ciclos Vitais
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6. A PSICANÁLISE E O SOCIAL
- a) Totem e Tabu
- b) Mal estar na civilização
- c) O futuro de uma ilusão
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7. SOMANDO ÀS CONTRIBUIÇÕES DE FREUD
-
a) Sandor Ferenczi
- A importância da realidade e do trauma
- Confusão de línguas entre os adultos e a criança
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b) Melanie Klein
- Mecanismos de defesa
- Teoria das Posições
- Conceitos de Inveja, Gratidão, sentimento de solidão
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c) François Dolto
- Adoção
- E os pais se separam?
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d) Donald Winnicott
- a) Da pediatria à Psicanálise – “mãe suficientemente boa”, conceito de “holding”
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e) John Bowlby
- b) Teoria do Apego
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f) Wilfred Bion
- c) Pressupostos do funcionamento dos grupos
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a) Sandor Ferenczi
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8. PRINCÍPIOS E VALORES DO DIREITO DE FAMÍLIA SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE; FAMÍLIA
COMO ESTRUTURAÇÃO PSÍQUICA
- a) Dignidade da Pessoa
- b) Melhor Interesse da Criança e do Adolescente
- c) Afetividade
- d) Solidariedade Familiar
- e) Responsabilidade
- f) Igualdade e Respeito à Diferença
- g) Autonomia e interferência mínima do Estado
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9. DE FREUD A LACAN:
- a) Mais além do princípio do prazer
- b) O GOZO como tal
-
10. A PSICANÁLISE E A DINÂMICA PROCESSUAL
- a) Os afetos que nos afetam
- b) Paixões
- c) Ideologias - culpa
- d) Perícias e acompanhamento terapêutico
- e) Abusos: sexual, psicológico, moral, econômico
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11. DISCUSSÃO DE CASOS
- Apresentados pelos alunos a serem selecionados previamente pelo corpo docente